Guia para evitar erros em suas impressões

Nem sempre a nossa arte sai como esperamos no impresso. E na maioria das vezes, a culpa não é da gráfica, mas do cliente.

Na Graficonauta, nós conferimos as artes e avisamos os clientes sobre qualquer problema. E para ajudar ainda mais, decidimos fazer este guia para lhe ajudar a evitar erros em suas impressões.

Com as dicas que vamos dar neste texto, você poderá evitar novas falhas de impressão, acertando na hora de mandar o seu arquivo para a impressão.

Afinal, nada melhor do que um bom resultado e nenhuma surpresa negativa.

Confira abaixo as nossas dicas para evitar erros em suas impressões:

Respeite a sangria

A sangria é uma espécie de margem extra do seu arquivo de impressão. Com essa margem, você cria uma área de segurança para evitar que parte da sua arte seja cortada ou deslocada na hora da impressão.

Dessa forma, você terá uma margem maior para assegurar que a sua arte não será recortada na hora da impressão.

Por isso, sempre que for mandar algum arquivo para impressão, deixe alguns centímetros de sangria.

Confira também: Principais materiais para impressões em grandes formatos.

Acerte a resolução da sua imagem

Um erro bastante comum na hora da impressão são as artes que saem borradas ou pixeladas.

Isso indica que a arte está em baixa resolução, por isso ela não consegue ter uma boa qualidade em tamanho real.

O ideal é que você acerte a resolução dos seus arquivos para 300 pixels. Assim, artes para impressos menores como flyers, convites e cartões de visita, por exemplo, terão uma ótima legibilidade

Você também usar resoluções mais baixas, como por exemplo, 150 pixels para impressões em grandes formatos. Os banners, por exemplo, são produtos grandes e vistos à distância, o que indica que ter uma ótima qualidade de impressão não é tão importante.

Modo de cor para impressão

Muitas pessoas erram na hora da impressão ao definirem RGB como o modo de cor para impressões. O modo RGB é mais recomendado para artes online, por serem compostos pelas cores da tela dos computadores e smartphones.

Assim, se você for usar a imagem em suas redes sociais, por exemplo, você pode usar o RGB, já que usar o modo CMYK pode deixar as imagens mais apagadas. Agora, se você for imprimir as suas artes, o modo CMYK é o mais indicado.

A abreviação de CMYK significam quatro cores: ciano, magenta, amarelo e preto. Estas são as cores usadas por qualquer impressora. Por isso, se você quer uma arte com cores fiéis ao arquivo da sua arte, feche o arquivo em modo CMYK.

Gostou? Confira também: 6 motivos para apostar em materiais impressos.