Conheça as principais diferenças entre os tipos mais populares de adesivos

Você sabia que existem diferentes tipos de adesivos no mercado? Esse é um dos materiais gráficos mais utilizados por empresas e são produzidos com diversos materiais, o que os tornam mais indicados para certos tipos de uso.

Aqui, vamos falar sobre três substratos utilizados para a produção de adesivos, o BOPP, o vinil e o papel couchê. Confira as principais diferenças entre eles abaixo:

Vinil

O vinil é filme plástico de PVC flexível, sendo um material bastante utilizado para a produção de adesivos para geladeiras, notebooks, tapumes e paredes. Os adesivos em vinil são bastante flexíveis e pode ser produzidos com os mais diversos acabamentos e formatos.

Esse tipo de adesivo também costuma ser usado em impressões de grande formato, devido a sua durabilidade e resistência a diferentes tipos de ambiente e condições. Existem alguns tipos de adesivos de vinil, como veremos abaixo:

Vinil leitoso

O vinil leitoso é bastante recomendado para adesivos de personalização e decoração de ambientes. Eles possuem uma ótima resistência, podendo durar até três anos e postos em áreas com curvas ou texturas.

Vinil transparente

Esse tipo de adesivo de vinil permite a impressão digital do material mantendo a transparência. Geralmente, o vinil transparente é utilizado para produção de adesivos para eventos ou para a sinalização em vitrines.

Confira também: Como inovar nas campanhas com materiais impressos.

Vinil metalizado

O vinil metalizado é um material com cerca de 1 ano de durabilidade, feito em substratos metálicos. Esse tipo de adesivo de vinil é usado em logotipos, preços e na sinalização interna de automóveis.

Papel Couchê

O papel couchê é um tipo de papel com diferentes gramaturas bastante usado na produção de adesivos artesanais. Esse papel também é muito utilizado na produção de outros materiais gráficos.

Os adesivos em couchê são revestidos com uma camada de polímero, o que dá um toque brilhoso e ajuda na absorção correta da tinta. Esse material é menos resistente e por isso é indicado que os adesivos não fiquem em produtos muito úmidos.

Polipropileno Biorientado – BOPP

O BOPP é o polipropileno biorientado, uma espécie de plástico composto por uma resina de baixa densidade que se assemelha ao filme do vinil, o que dá aos adesivos de BOPP uma excelente resistência.

Esse tipo de adesivo é bastante utilizado em embalagens de alimentos, rótulos em geral, garrafas de vidro e até produtos artesanais. Por ser bem resistente e durável, os adesivos de BOPP não rasgam e nem amassam fácil. Além disso, eles podem ser reutilizáveis, o que também ajuda a reduzir custos com a produção.

Como podemos ver, cada substrato utilizado para a produção de adesivos tem suas peculiaridades sendo mais indicado para diferentes fins. O uso de adesivos é bastante comum no mercado, já que estes produtos têm produção barata em grandes quantidades.

Os adesivos são bastante utilizados como brindes e também como sinalizadores no PDV. É importante entender para utilizar esse produto gráfico da maneira certa e suprir as necessidades da sua empresa no dia a dia.

Gostou deste artigo? Confira também: Gráfica Online – por que contratar os serviços?