Entenda melhor sobre os arquivos de impressão

Para que uma gráfica produza adequadamente um arquivo para impressão, os formatos mais utilizados são:

  • TIFF,
  • PSD,
  • JPEG,
  • CDR,
  • EPS,
  • PDF
  • AI.

Cada formato é recomendado para um tipo de impressão, garantindo que o resultado final sairá impresso como você está vendo na tela do seu computador.

Se você envia um arquivo em Corel ou Illustrator sem ter convertido as fontes, na hora da impressão, o software pode não ter as mesmas fontes instaladas, o que desconfigura completamente seu arquivo.

Atualmente, o formato mais utilizado para impressão é o PDF, mas existem vários tipos de configuração desse tipo de arquivo.

Antes de tudo, é importante verificar a qualidade do arquivo no formato final da peça. Garantir que a resolução das imagens é adequada ao tamanho em que a arte será impressa.

O aconselhável é que o arquivo tenha mais de 300 dpi (densidade por pixel). Antes de mandar o arquivo para impressão, dê um zoom em 100% e confira se a imagem tem letras serrilhadas, tem pontos estourados ou desfocados.

Cores

As cores na hora da impressão são outro problema. Nas gráficas offset, esse controle é feito continuamente no ajuste das máquinas.

Em gráficas digitais, o ajuste não é feito e você não tem controle sobre como a arte será impressa. Lembre-se de converter as cores que estão em RGB para CMYK.

Confira também dicas para criar artes gráficas impecáveis.

Uma maneira simples de converter as cores é exportante em PDF na formatação pdf X-1A, que deixa o arquivo mais leve, facilitando o envio na internet, e converte as cores para CMYK.

É preciso ter cuidado quando o seu arquivo tem muitos efeitos e transparências, sendo necessário a conversão em bitmap antes de exportar.

PDF

Para criar arquivos PDF para produção de impressão em alta qualidade, é preciso se preocupar com a qualidade de conteúdo.

O objetivo é preservar as informações no arquivo PDF para que a gráfica possa imprimir a arte da forma correta.

Arquivos com o conjunto de opções PDF 1.4 converte as cores da sua arte em CMYK, reduz a resolução de imagens coloridas ou em tons de cinza para 300 dpi e as imagens monocromáticas a 1.200 dpi, incorporando todas as fontes e preservando a qualidade.

Os arquivos PDF para exibição na web usa recursos de compactação, redução de resolução e uma resolução de imagem mais baixa.

O formato converte todas as cores para RGB e incorpora todas as fontes. Também otimiza os arquivos para tráfego de bytes. Por isso, para obter melhores resultados não use predefinições desse tipo.

Conclusão

O melhor a fazer é conferir com a gráfica o melhor, qual é a melhor maneira, para exportar o seu arquivo e fazer a impressão corretamente.

Geralmente gráficas offset oferecem um perfil de cor para você exportar seus trabalhos, que já estão adequados a impressora que vai imprimir o arquivo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça melhor sobre as coberturas da Graficonauta e faça seu orçamento com a gente!