O papel couché é um dos mais utilizados em impressões de diversos tipos de materiais impressos. Aqui, você vai entender o que é o papel couché, para que ele serve e quais são os principais tipos desse material.
O que é o papel couché?
O nome papel couché vem do francês, a palavra couché significa camada em francês. Diferente de outros tipos de papel, o couché recebe materiais como o carbonato de cálcio, caulin e látex, que ajudam a tornar o papel mais liso e protegido.
Existem alguns tipos de papel couché como mostraremos abaixo:
Papel couché brilhoso
O papel couché brilhoso tem revestimento acetinado com brilho. Esse tipo de revestimento traz uma maior lisura e deixa as imagens com cores mais vivas. Por ser brilhoso, esse tipo de papel couché reflete bastante na luz, por isso só é indicado para impressões em materiais gráficos focados no destaque e não na informação.
Isso porque o brilho desse tipo de couché costuma atrapalhar a leitura, logo ele não é indicado para impressos com muita informação. O papel couché brilhoso é mais indicado para capas de revistas, catálogos, folders e papéis presente.
Esse papel pode ser do tipo L1, com revestimento de brilho somente em um lado do papel, bastante utilizado em rótulos. E também pode ser do tipo L2 com revestimento brilhoso dos dois lados, bastante indicado para a impressão de folders e papéis presente, por exemplo.
Papel couché fosco
Esse tipo de couché é fosco em ambos os lados, ele não brilha em contato com a luz do sol, dando um toque mais sofisticado e imagens com cores mais originais.
Esse tipo de papel couché é muito utilizado quando se quer aplicar verniz localizado, o que aumenta o contraste entre o fosco do papel com o auto brilho do verniz. Esse tipo de couché é bastante utilizado para cartões de visita, convites, calendários e flyers.
Confira também: Como escolher uma gráfica online.
Diferença entre papel couché e outros tipos de papel
O papel couché é um material que se destaca bastante entre outros tipos de papéis. Ele se destaca por ser revestido com vários materiais e ter uma superfície mais lisa e sofisticado, além de ser versátil e poder ser utilizado em muitos tipos de impressos.
Para que serve o papel couché?
O papel couché é bastante utilizado para fazer adesivos, papéis presente, folders, cardápios, pôsteres, entre outros tipos de impressos. Além de ser diferenciar pelo revestimento, o papel couché também se destaca por ter diferentes gramaturas.
A gramatura, basicamente, é a grossura do papel, e isso traz mais versatilidade para o couché. Por isso esse tipo de papel é utilizado para a impressão de diversos impressos. É possível encontrar no mercado com gramaturas entre 80g e 250g.
Gostou deste artigo? Confira também: Conheça os principais tipos de acabamentos gráficos.