Tudo que você precisa saber sobre impressão UV

Os processos de impressão têm evoluído ao longo do tempo. Graças a tecnologia, a qualidade da impressão se elevou nos últimos tempos com o surgimento de vários tipos de impressão. Entre as novidades está a impressão UV (Ultravioleta).

 A impressão UV é uma nova técnica de impressão que garante a qualidade e permite uma produção com mais rapidez. Nesse texto, você vai conhecer bastante sobre esse tipo de impressão e verá quais são seus principais benefícios.

O que é a impressão UV?

Como o próprio nome já diz, a impressão UV é uma técnica de impressão que tem como base uma fonte de energia ultravioleta para secar tintas mais rapidamente durante o processo de impressão.

Essa técnica vem sendo cada vez mais utilizada por preservar a qualidade de impressão e ter uma durabilidade maior em relação as técnicas de impressão tradicionais. Fora isso, a impressão UV é um processo ecológico.

Esse tipo de impressão consegue realizar impressões de alta qualidade com resolução a partir de 1.440 dpi com secagem ultrarrápida. Isso dá a impressão mais durabilidade e a torna mais resistente e menos agressiva ao meio ambiente por não usar solvente.

Confira também: Dicas para escolher as melhores imagens para impressão.

Quais as principais diferenças da impressão comum para a impressão UV?

O uso de tintas convencionais em técnicas de impressão comuns no mercado é possível por conta do uso de solvente. Geralmente, a tinta se mistura com o solvente e assumem a forma líquida para que sejam impressas.

Com a impressão, o solvente evapora da mistura e apenas a tinta convencional se mantém no papel, o que resulta na impressão realizada em impressoras comuns, máquinas que funcionam a base de cartuchos de tinta.

Na impressão UV, o uso de solvente é dispensado. Com essa técnica, as tintas usadas na impressão são facilmente “coladas” no material que irá receber a imagem quando elas entram em contato com a fonte de luz ultravioleta.

É por esse motivo, que a impressão UV é muito mais rápida e menos agressivas ao meio ambiente. Como as tintas utilizadas nesse tipo de impressão não utilizam de solventes, a secagem acontece bem mais rápido e a tinta não borra ou se dissipa, mantendo a qualidade da imagem impressa.

Quais são os principais benefícios da impressão UV?

A impressão UV se destaca em relação a qualidade, mantendo uma alta resolução e diminuindo possíveis distorções da imagem, além de terem uma durabilidade maior. Com isso, é possível imprimir imagens em várias superfícies, como por exemplo, chapas de PVC, peças de aço e quadros de metais ou outros materiais.

Essa técnica é relativamente nova e vem se disseminando no mercado com rapidez. Em breve, a impressão UV deve deixar de ser uma tendência e virar referência em impressão de alta qualidade.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça as coberturas da Graficonauta.