Tudo que você precisa saber sobre impressão sublimática

A impressão sublimática é bastante usada no mundo gráfico atualmente. Tanto que muitas impressoras utilizam ferramentas próprias para realizarem a sublimação. Para isso, basta ter uma impressora jato de tinta normal e utilize uma tinta sublimática.

E isso pode ser feito sem que a impressora deixe de “realizar funções normais”, ou seja, você pode continuar utilizando outras tintas quando for realizar impressões normais como a de documentos, imagens, etc.

Como não existem mais cartuchos com tinta sublimática, é preciso ter uma impressora que suporte o uso desse tipo de tinta, por isso neste caso as jato de tinta são as mais indicadas.

Confira também: Como imprimir materiais em grandes formatos?

O que é impressão sublimática?

Bom, é simples! O processo de sublimação basicamente é passar um material do estado sólido para o gasoso. Nesse processo, a tinta sublimática ao ser posta no papel se torna permanente, ou seja, você pode lavar imagens impressas no método de impressão sublimática.

Esse tipo de impressão também é resistente a arranhões, o que evita que o papel se deforme ou envelheça agressivamente com o passar do tempo.

De forma parecida como acontece na sublimação (que serve para estampa camisas), a impressão sublimática funciona da seguinte maneira: a tinta ao ter contato com o papel sublimático, ela se transfere para ele e assim a arte produzida é impressa.

É na prensa térmica da impressora que a tinta se transforma do estado sólido para o gasoso e a impressão acontece.

Portanto, para realizar uma impressão sublimática, é preciso de algumas coisas: papel sublimático (material especial para receber a tinta), impressora jato de tinta que suporte a tinta sublimática, ter o sistema bulk ink, que permite a recarga da tinta sublimática sem dificuldade e imagens que sejam preparadas com a finalidade de serem impressas dessa forma.

Quais são as principais vantagens da impressão sublimática?

A primeira vantagem é que com a impressão sublimática você consegue imprimir mais imagens em menos tempo. Não é preciso de uma grande estrutura e de muitos equipamentos para realizar a impressão, isso torna o processo mais rápido, e também, mais barato.

Fora isso, é preciso de menos pessoas para esse tipo de impressão, já que há menos processos manuais.

Outro ponto importante é que com o uso de impressão sublimática você diversifica o seu portfólio de produtos.

Quem trabalha com a impressão de banners, cartazes, pôsteres, entre outros materiais gráficos, pode encontrar nesse tipo de impressão um grande aliado para vendas.

Além disso, também é possível realizar a sublimação em camisas, canecas e outros materiais e isso pode diversificar ainda mais a sua oferta de produtos.  

Isso pode fazer que você gere mais material e possa aumentar sua demanda com clientes grandes, atendendo mais pessoas e aumentando seu número de vendas.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça as coberturas da Graficonauta.