Tudo que você precisa saber sobre impressão com tinta solvente

A impressão com tinta solvente já é bastante conhecida no mercado e serve para imprimir diversos materiais com qualidade, mesmo sem um grande tratamento na imagem impressa. Essa impressão é possível com o uso de tinta solvente, um dos tipos de tinta mais conhecidas no mundo gráfico.

Quais são as principais características da impressão com tinta solvente?

As impressoras que suportam a tinta solvente podem imprimir mais rápido e manter a qualidade de imagem, mesmo após tempo de uso do material impresso em ambientes internos como em externos.

É possível imprimir com tintas solventes em diferentes materiais como papel, plástico, madeira, metal, entre outros.

Como a tinta é liquida, a impressão acontece quando a tinta passa do estado líquido para o gasoso, ou seja, a tinta evapora e gera a imagem. A vantagem aqui é que a tinta solvente seca bem rápido.

Além disso, a impressão com tinta solvente é bastante resistente a água e a raios UV, até por isso o material impresso não perde qualidade quando estão em ambientes externos.

Quem tem um banner impresso em tinta solvente, por exemplo, pode ficar tranquilo por que ele não perderá a cor.

Confira também: 6 motivos para apostar em materiais impressos.  

A importância de um baixo custo na impressão

O custo de impressão é baixo e isso pode ser fundamental para reduzir o CAC da sua empresa e garantir um maior retorno. Isso pode ajudar um negócio, a diversificar seu portfólio, apostando em tinta solvente e também em outros tipos de tinta como UV, látex, sublimática, etc.

Por outro lado, a tinta solvente pode ser prejudicial a saúde por conta do cheiro extremamente forte.

Então, se você imprime as imagens em local fechado, isso pode ser perigoso. Mas foi justamente para amenizar este e outros problemas que surgiram mais recentemente as tintas eco solventes.

Esse tipo de tinta foi criado para acabar com o problema do cheiro forte após a impressão e também garante uma alta qualidade de imagem. Essa é uma forma ideal de imprimir imagens que ficarão em ambientes internos.

Quais são as diferenças entre as tintas solvente e eco solvente?

As tintas solventes são mais aderentes e tem uma resistência maior em relação as tintas eco solventes. Com isso, elas evaporam mais rápido e claro secam mais rapidamente.

Quem imprime em tinta eco solvente deve aguardar um pouco para a secagem completa da imagem.

Em contrapartida, as tinta eco solventes não agridem o meio ambiente, já que são compostas por substâncias menos agressivas.

A preocupação com a sustentabilidade nos últimos anos, inclusive, tem feito com o uso das eco solventes e de outros tipos de tinta tenham crescido no mercado.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça as coberturas da Graficonauta.