Saiba tudo sobre banner, faixas e lonas?

Quando se trata de serviços gráficos, há sempre muitos termos específicos que confundem algumas pessoas. Alguns deles referem-se a banner, faixas e lonas.

Parece que é tudo a mesma coisa, mas tem algumas diferenças que você precisa saber para saber qual o melhor material a escolher. Assim, fica mais fácil fazer uma publicidade e divulgação usando o aparato certo.

Veja também: 7 materiais impressos que não podem faltar em sua marca!

O que é banner?

Banner é um tipo comum que você pode ver em muitos lugares, desde portões até muros, postes e demais locais em que se faz necessária a propaganda de determinado produto ou serviço.

É o mais tradicional, feito geralmente com laminação fosca, acabamento de madeira, ponta de plástico e corda de nylon em todas as partes, da inferior à superior.

O tamanho de um banner pode variar bastante, desde aqueles enormes até a versão mini, tudo depende das informações que serão colocadas no cartaz.

Quanto à fixação, é fácil e geralmente pode ser colocado em qualquer lugar, inclusive vias públicas e de grande movimentação.

Muitas lojas usam banners para fazer propagandas chamativas e de grande impacto, sobretudo no anúncio de datas comemorativas e promoções imperdíveis.

É bastante comum em lojas, para inaugurações ou eventos diversos.

O que é faixa?

Faixa é um material mais prático e versátil, com custo mais baixo em relação ao banner.

São produzidas com acabamento de madeira, laminação fosca, ponta de plástico e corda de nylon.

A qualidade, porém, é inferior a de um banner, mesmo porque não é tão resistente quanto a outra versão.

Seu uso também é flexível e para os mais variados objetivos. É comum vermos faixas em postes, paredes, muros e locais públicos em geral.

Além de simples de confeccionar, é economicamente mais viável o que se torna um ótimo investimento para muitas pessoas.

Então, se quiser gastar pouco, vale a pena optar por uma faixa em vez de um banner, apenas lembrando que ela não terá a mesma durabilidade, se desgastará mais rápido.

O que é lona?

Lona tem três tipos básicos que mudam conforme suas características: backlight, frontlight e canvas. A primeira tem alta qualidade e resistência, produzida em impressão digital sob uma estrutura metálica.

A iluminação vem de dentro e garante que a publicidade seja vista sob diferentes perspectivas, ótima para locais públicos, como letreiros luminosos.

Já a lona frontlight tem iluminação e arte frontal, com braços e refletores.

O modo de produção e o design são os mesmos da backlight, o que muda apenas é a iluminação. Seu uso é comum em comércios e para placas em geral.

Por fim, a lona canvas tem acabamento em acrílico, algodão resinado, contra mofo e produzida em impressão digital.

É para aqueles casos em que se deseja destacar e transformar a publicidade em arte, já que chama bastante atenção e pode ser feita em diversas medidas, flexível e maleável para os mais variados traços.

Tradicional em consultórios médicos, exposições e ambientes corporativos.

Bom, essas são as diferenças gerais de cada opção. Escolha a melhor pra você e, se tiver qualquer dúvida, consulte a Graficonauta.

Até mais!