Diferenças entre impressão Offset e Digital

Qual a diferença entre essas duas formas de impressão?

Essa é uma das perguntas mais comuns entre as pessoas que estão iniciando e, para que esteja tudo bem claro, primeiramente temos que dar uma breve definição do que cada uma e, assim conseguiremos destrinchar e entender melhor as diferenças entre uma e outra e qual se encaixa melhor com as suas necessidades no momento.

Veja também nosso post: Dicas para criar um panfleto de sucesso!

O que impressão offset?

A tecnologia de impressão offset usa placas, geralmente feitas de alumínio, que são usadas para transferir uma imagem para um “cobertor” de borracha e, em seguida, rolar essa imagem em uma folha de papel.

É chamado de offset porque a tinta não é transferida diretamente para o papel. Impressão offset é a melhor escolha quando tiragenss maiores são necessárias e fornece reprodução de cores precisas e nítidas, impressão de aparência profissional e limpa.

O que é impressão digital?

A impressão digital não usa placas como a offset, mas usa opções como toner (como em impressoras a laser) ou impressoras maiores que usam tinta líquida.

A impressão digital se destaca quando são necessárias quantidades menores, algo em torno de 100 cartões de visita ou de 50 flyers, por exemplo.

Outro benefício da impressão digital é a capacidade de dados variáveis e talvez esse seja o ponto mais importante e que aponte a grande vantagem da impressão digital.

Quando cada peça a ser impressa precisa de algo único como nome ou endereço, a impressão digital é o único caminho a percorrer. Impressão offset atualmente não pode cobrir esta necessidade.

Bom, agora que já sabemos o que cada uma faz e quais são as principais diferenças entre elas, já dá pra te uma ideia de como decidir qual optar.

Qual é a melhor forma?

Essa é a pergunta que ecoa em todos os lugares e que tem uma resposta que não agrada a todos. Depende.

Depende de diversos fatores, como por exemplo, a necessidade da qualidade de sua impressão e os custos. Existem diversos outros fatores e você deve sempre pensar e analisar o que vai ser melhor para você naquele momento.

A impressão digital tem suas vantagens como os custos de instalação que são mais baixos para pequenas quantidades e você pode imprimir somente a quantidade que você precisa e a capacidade de ter dados variados, como já citamos acima.

Já a impressão offset possibilita uma impressão mais econômica quando você precisa de grandes quantidades e quanto mais você imprimir, mais barato fica para você, pois os custos de produção se diluem, maior detalhamento e fidelidade de cores, o que é imprescindível em alguns casos, além da possibilidade dos tipos de acabamento e de papéis personalizados, cores diferenciadas como as metálicas, e outras que você pode usar nesse tipo de impressão.

Vale ressaltar que atualmente algumas impressoras digitais, como a HP Indigo, possuem o sistema de Pantones e tem a fidelização de cores idêntica a do processo offset, mas contúna com o mesmo limitador de quantidade x preço.

Conclusão

Conseguiu entender a diferença e as vantagens que cada uma tem? Dessa forma é só pensar no que você precisa em cada momento e usar cada uma para que você possa economizar e ter maior qualidade das suas impressões sempre.

Na Graficonauta, você conta com esses e outros recursos essenciais para realizar trabalhos gráficos excelentes. Entre em contato e conheça nossos serviços e produtos.

Até mais.