A maioria dos problemas de impressão são causados por erros no fechamento ou no envio de arquivos.
A falta de cuidado ao salvar um arquivo para impressão, pode gerar um conflito de cores e outros tipos de problemas que causam erros na sua empresa.
Confira os três erros mais comuns e dicas para evitá-los:
Diferença nas cores
Existem dois padrões de cores: CMYK e RGB. O padrão RGB é usado em monitores de TV, computadores e smartphones.
Esse padrão está relacionado diretamente ao espectro de luzes vermelhas (Red), verde (Green) e azul (Blue) que, quando somadas em diversas proporções criam tonalidades de cores visíveis ao olho humano.
A soma destas luzes numa mesma proporção forma o tom branco.
O padrão CMYK trabalha nas impressoras com as cores Ciano, Magenta, amarelo (Yellow) e preto (black ou Key). Diferente do padrão RGB, a soma total de seus tons forma a cor preta.
Na produção de material gráfico para impressão, é necessário converter os arquivos para o padrão CMYK para que os tons de cor sejam fiéis em relação a arte e a impressão.
Confira também dicas de como montar uma pequena gráfica.
Linha impressa no arquivo
As linhas guias existem para auxiliar o trabalho dos designers no alinhamento de elementos e textos. As linhas coloridas dos objetos (RGB – vermelho, verde e azul) servem como orientação para as margens de segurança, refile e formato final.
É preciso ficar atento na hora de enviar a arte para impressão. A recomendação é desativar ou excluir esses recursos para evitar que elas sejam impressas na arte por engano, o que gera prejuízo e trabalho em dobro.
Dentre as cinco variantes de padronização de informações de cores, estão:
- 1×0: arquivo com frente em preto e branco e verso sem cor.
- 1×1: impressão em preto e branco tanto para frente como verso.
- 4×0: frente impressa em cor, com o verso em branco.
- 4×1: tem frente colorida com verso em preto e branco.
- 4×4: Frente e verso coloridos.
Tombo para mais produtos
Para realizar a impressão de cartões de visita, flyers, folhetos, postais ou outros tipos de arte, é importante se atentar ao posicionamento da frente e do verso do arquivo que vai ser impresso.
Isso faz com que a montagem final da arte esteja pronta para a impressão.
Arquivo desenvolvidos na vertical devem ser tombados. Para os leigos, tombar é o processo de rotacionar o layout da arte.
Para tombar o arquivo, a parte da frente deve ser rotacionada a 90° para a esquerda e o verso deve ser rotacionado a 90° para a direita. Se a sua arte possui verniz localizado, você deve repetir o processo nas máscaras de verniz.
Se você desenvolveu o seu cartão na horizontal, você não deve ter todo esse trabalho, basta manter o lado direito da frente paralelo ao lado esquerdo da versão.
Em formatos menores, é preciso alinhar o layout no topo a esquerda e alinhar o verso no topo a direita.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça as coberturas da Graficonauta.