Dicas para se tornar um ilustrador

A ilustração é uma excelente ferramenta de comunicação no mundo atual. Não é à toa que cada vez mais profissionais buscam se especializar na área, sejam eles da área de design, desenho industrial ou de outros ramos.

Isso por conta das boas oportunidades que tem surgido no mercado para esta profissão e pelo gosto pela arte, tendo a chance de expressar opiniões através de seus desenhos. Mas assim como toda arte, se tornar um ilustrador não é fácil.

Para começar a obter bons resultados em seus trabalhos é preciso aprender, e para isso é necessário ser bastante dedicado aos estudos e treinar bastante. Não há nenhuma habilidade específica para desenhar, o talento é desenvolvido através da prática e por isso é preciso tentar diversas vezes.

O processo de aprendizagem leva tempo e consequentemente o aprendiz acaba por errar várias vezes, mas a recompensa é bem válida, ao se tornar um ilustrador o profissional abre um leque de oportunidades no mercado e isso pode fazer a diferença em sua carreira.

Confira nossas dicas para se tornar um ilustrador:

Busque referências

Em qualquer arte observar é muito importante! Em meio a isso, você começará a reparar em artes que ache mais interessantes. Estas são as chamadas referências, a dica aqui é acompanhar o trabalho de ilustradores que você admira.

A busca por referências não deve ser tímida, se jogue no mundo da ilustração e tire dele o que mais gosta. Ter em quem se espalhar é ter exemplo do que você quer fazer. Por isso, passe a analisar o trabalho de ilustradores e procure aprender as técnicas, isso lhe ajudará bastante no futuro.

Descubra qual tipo de ilustração que você mais gosta

Com a busca de referências, você irá notar que existem várias formas de ilustração no mercado atual. É possível trabalhar com tipografia, com colagens, formas geométricas, então conheça todas as possíveis opções e defina a que você mais gosta.

A partir daí você poderá dar início ao aprendizado para desenvolver o seu talento de ilustrador de uma maneira mais natural.

Confira também dicas para se tornar um designer.

Conheça as técnicas básicas

Assim como em toda arte não existem muitas regras. Não há uma predefinição do que é ou não uma ilustração. Mas é preciso como em toda área saber o básico para começar. Busque conhecer os ângulos, a profundidade, analisando cada técnica de ilustração para ir se aperfeiçoando nessa arte.

Defina seu estilo de ilustração

Essa é outra dica importante. Depois de procurar as referências, escolher um tipo de ilustração e conhecer as técnicas básicas é hora de criar o seu próprio estilo. É claro que não é preciso se limitar a um único modo de desenhar, mas é muito importante mostrar que as suas artes têm um traço original, que só você sabe fazer.

Existem diversos estilos de ilustração como o cartoon, as charges, o mangá e todos eles são bastante parecidos, mas com diferenças gritantes. Descubra quais estilos você prefere e ative a criatividade para se tornar um bom ilustrador.Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça as coberturas da Graficonauta.