Como montar um cardápio atrativo para seus clientes

Ter um cardápio atrativo é uma obrigação de donos de restaurantes, bares, cafeterias, lanchonetes, etc.

Montar um cardápio não é uma tarefa fácil, é preciso se atentar a medidas para imprimir esse material corretamente, além de se atentar a outros detalhes.

Apresentar um bom cardápio a seus clientes é um dos fatores que mais influenciam na escolha dos consumidores pelo seu estabelecimento.

Aprender a criar um cardápio atrativo, com bom design, apostando em cores ligadas ao seu negócio, entre outros pontos é essencial para ter sucesso no ramo alimentício.

O cardápio deve ser elaborado cuidadosamente antes de ser criado.

É preciso levar em consideração diversos fatores como pratos e bebidas que serão incluídas no menu, daí é preciso pensar nas formas em que eles serão organizados.

Confira nossas dicas para fazer um cardápio atrativo:

Defina seu público

Saber o perfil dos clientes que frequentam o seu estabelecimento é essencial. É a partir dessa informação que você saberá uma coisa muito importante: para quem você está criando um cardápio.

Depois de definir seu público, você terá mais facilidade para escolher os elementos, as cores e as informações que serão inseridas no menu.

Além disso, também é possível formatar a estrutura do cardápio e até fazer cardápios especiais para certos tipos de clientes, tudo para atrair novos consumidores.

Confira também como fazer um banner para o seu negócio.

Seja claro!

Um dos pontos que mais atraem na hora de olhar um cardápio é saber rapidamente o que compõe o prato e quanto ele custa.

Por isso, deixe o espaço necessário para descrever os ingredientes do alimento e deixar o preço em destaque.

Se possível, chame atenção para ingredientes especiais. Tudo isso irá ajudar seus clientes a escolherem melhor e aproveitar mais sobre as delícias de seu estabelecimento.

Defina a formatação do cardápio

Uma dica nesse ponto é dar uma estrutura organizada ao seu cardápio através da divisão de elementos por grupos. Divida o cardápio entre o menu de entradas, petiscos, etc. Faça também divisões entre lanches, bebidas, etc.

Se o seu estabelecimento for especializado em algum tipo de comida e bebida, como por exemplo, se você vende massas como carro-chefe do negócio ou se destaca por ter um bom menu de vinhos, aposte nisso, criando um cardápio especial.

Inclua informações relevantes sobre o seu restaurante

Destaque bastante sua identidade visual no cardápio de forma coerente. Tente colocar ao máximo informações que farão seus clientes lembrarem do local.

Uma boa dica é deixar os links de redes sociais para que eles possam acompanhar e quem sabe começar a seguir o seu negócio enquanto comem.

Se o estabelecimento oferecer mesas privativas ou mesmo Wi-Fi gratuito, explore isso! Coloque estas informações em destaque no cardápio para despertar o interesse dos clientes.

Por último, manter o cardápio sempre atualizado! Apesar de ser óbvio, poucos se ligam nisso. Essa prática evitará confronto com os clientes.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça as coberturas da Graficonauta.