A qualidade final do seu material gráfico depende do tipo de papel que você escolhe para a impressão. Algumas características do papel escolher vão influenciar diretamente no resultado do trabalho.
Separamos quatro dicas principais para você entender e usar a seu favor, e claro, conseguir tirar o melhor resultado nas impressões digitais. Garantindo o melhor custo-benefício e evitando erros.
Veja as características principais que influenciam na escolha do Papel para a impressão:
Formato
Escolher o formato de papel errado pode causar desperdício, gerando problemas para o planeta e ainda pode ser ruim financeiramente.
Então saber exatamente o tamanho de papel gera economia, principalmente em grandes escalas de impressão.
É importante que você converse com a gráfica para entender sobre os formatos do papel e conseguir otimizar o uso e reduzir valores.
Textura
A textura se refere ao grau de rigidez do papel, ou o aspecto do material pode influenciar bastante na qualidade da arte que vai ser impressa.
É muito importante que a textura do papel usado para a impressão por que isso afeta o produto final. O papel pode ser mais liso, poroso ou rígido. Há algumas diferenças entre as texturas.
O papel mais áspero, por exemplo, é bem irregular e por isso não é indicado para artes com muitos detalhes, porém passa uma sensação de luxo ao produto. Também não é uma boa opção para livros de arte ou para fontes de corpos pequenos, serigrafia, xerografia e impressão digital.
Já, o papel mais liso melhora a nitidez em imagens impressas, e é considerado a melhor opção para projetos de impressão offset.
Peso
O peso ou gramatura é uma característica que influencia na hora da produção de impressões digitais.
O peso pode varia entre 50 g (mais fino) e 350 g (mais grosso). Um fator que é influenciado diretamente é a opacidade do papel.
As folhas mais finas são menos opacas, ou seja, mais transparentes, o que não é indicado, por exemplo, para impressões em frente verso.
Provavelmente a imagem transparecerá vazando do lado oposto. Quanto menor a gramatura, mais barato será o papel devido a limitação para o trabalho com impressões mais detalhistas.
Os papéis mais pesados são usados geralmente para impressão de cartões de visita, já os mais finos para a impressão de folders e flyers.
Cor
Outra característica que influencia na qualidade do produto final é a cor. É preciso escolher os tons certos para obter o efeito desejado na impressão.
Papéis com tons amarelados, caramelo ou que não sejam 100% brancos apresentam diferenças na impressão de algumas cores. A tinta offset também vai destacar a cor do papel na impressão já que ela possui transparência. É importante saber o tipo de papel que será usado na impressão para definir os tons escolhidos para a arte.
Use as características acima a seu favor e produza um material diferenciado e com melhor custo-benefício.
Não quer errar na sua divulgação gráfica? Veja Os maiores erros dos cartões de visitas! Saiba Mais!
Conclusão
Gostou das dicas? Confira a nossa lista de serviços e de produtos! A Graficonauta tem diversas opções para sua empresa.
Além de contar com profissionais experientes no meio gráfico que prezam pela qualidade de impressão em nossos produtos. Entre em contato conosco.
Formato