Tudo sobre os principais tipos de impressão

Tudo sobre os principais tipos de impressão

Categoria: Novidades

08/04/2019 às 17:13

Existem muitos tipos de impressão no mercado, com o uso de variados materiais, diferentes prós e contras, e claro, níveis de qualidade e especificações. E é preciso tirar todas as dúvidas para montar sua gráfica ou para definir o tipo de impressão para suas artes.

A impressão pode ser digital, mais popular atualmente, ou mecânica. As impressões digitais e o uso de componentes que não denigrem o meio ambiente tem ganhado cada vez mais força no mercado e são uma tendência para 2019.

Cada tipo de impressão tem a sua necessidade e por isso, o que mais se modifica nesse campo é o objetivo do uso. Com isso, abaixo você vai aprender qual tipo você deve usar para imprimir artes em diferentes materiais e em diferentes formatos.

Confira abaixo:

Impressão Jato de Tinta

Como o nome já denuncia, esse tipo de impressão é realizado em impressoras jato de tinta. Esse tipo de equipamento é bem pequena e tem custo baixo e por isso é bastante comum para uso pessoal e até no ambiente corporativo. Quem trabalha em Copiadoras, por exemplo, utilizam essas máquinas. Esse tipo de impressão é ideal para impressão de documentos.

Impressão Laser

Essa impressão é realiza em impressoras a laser, que são aquelas que utilizam cartuchos para efetuar a impressão. Também são bastante utilizadas para uso pessoal e para uso corporativo, tendo como principal diferença, uma impressão de maior qualidade e precisão.

Confira também: Como imprimir materiais em grandes formatos.

Impressão Térmica

Esse tipo de impressão é bastante utilizado no comércio. As impressoras térmicas são máquinas pequenas e são utilizadas para a impressão de notas fiscais, extratos bancários e outros documentos de pagamento. A qualidade não é tão boa quanto os demais tipos de impressão e tendem a apagar com o tempo, o que podemos perceber caso guardemos uma nota fiscal por alguns meses.

Impressão Offset

Esse é um tipo de impressão mecânica que se baseia na mistura de alguns componentes com a tinta offset para realizar a impressão. É bastante utilizada para impressão de artes digitais como folders, banners, cartazes, etc.

Impressão Látex

Esse tipo de impressão é relativamente novo, tem cerca de 10 anos de mercado e vem crescendo bastante nos últimos tempos. O custo é baixo e a qualidade da impressão é excelente, sendo bastante durável. É possível imprimir imagens em diferentes materiais como lonas de pvc, papel fotográfico, entre outros.

Impressão UV

Esse tipo de impressão utiliza fontes de luz ultravioleta para secar mais rápido a imagem após impressões. A impressão UV gera impressões de boa durabilidade e de alta qualidade gráfica. E além disso, esse método é ecológico e não se utiliza de componentes que agridem o meio ambiente. E por isso, as artes em impressão UV podem ser realizadas em materiais como fachadas, azulejos, couro, aço, metais, alumínio, etc.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça as coberturas da Graficonauta.

Top