Qual o melhor papel para imprimir cartão de visita?

O cartão de visita é um item essencial para qualquer empresa ou profissional freelancer e deve ser levado em consideração por todos os empreendedores.

É preciso tomar cuidado na hora e ter a máxima cautela com o material para criar um bom material de divulgação para o seu negócio.

Esse impresso serve para chamar a atenção de clientes, passar uma visão positiva do seu trabalho, além de ser um meio contato de potenciais clientes com a sua empresa.

A maioria das pessoas tenta economizar dinheiro na hora de produzir cartões de visita, atitude que resulta na impressão de cartões de péssima qualidade e acabam passando outra imagem.

Para ter um cartão de visita de qualidade não é preciso gastar rios de dinheiro na produção, apenas se atentar na escolha dos materiais corretos para poder imprimir, de preferência escolher por uma gráfica de confiança.

Tipos de papel

Há diversos tipos de papéis e acabamentos para produzir cartões de visita. O que determina quais tipos escolher é justamente a área em que sua empresa atua.

Confira os principais tipos de papel para impressão de cartão de visita:

  • Couché Fosco: Gramaturas entre 250g e 300g;
  • Couché Brilho: Gramaturas entre 250g e 300g;
  • Offset: Gramatura de 240g;
  • Reciclato: Gramatura de 240g.

Existem variação de papel couché com gramatura entre 120 g e 170g, de papel offset entre 56g e 240g e de papel reciclato entre 90g e 240g.

A gramatura do papel é bastante importante. A dica para escolher é optar por papéis mais grossos, que dão mais qualidade a arte do cartão de visita.

Imprimir cartões de visita com gramaturas abaixo de 200g não é recomendado por ter uma espessura muito fina, o que faz o material perder qualidade.

Confira algumas dicas valiosas para evitar problemas na sua impressão:

O processo de acabamento acontece após o cartão ser impresso e tem o objetivo de melhorar a estética do material. Existem dois tipos de acabamento: a laminação fosca e a laminação brilho.

Na laminação brilho, o cartão é colocado em uma máquina que aplica uma camada plástica sobre o produto, dando um efeito parecido com o verniz.

Geralmente esse tipo de acabamento é aplicado em algumas partes do cartão como nome de empresa ou alguma informação que precise de destaque.

Por isso esse acabamento é chamada de laminação brilho, por dar um aspecto mais brilhante em certas informações do cartão.

Já na laminação fosca, o cartão de visita passa pelo mesmo processo, com a diferença de que o procedimento cria uma camada mais opaca no material.

Esse é tipo de acabamento mais recomendado para cartões de visita. O processo além de dar destaque a informações visa aumentar a qualidade e a durabilidade do cartão.

Conclusão

Siga essas dicas e escolha bem na hora de produzir e imprimir cartões de visita para sua empresa.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça as coberturas da Graficonauta e faça um orçamento com a gente!